Acasalamento:
A preparação do acasalamento deve ser feita com uma alimentação cuidada á base de boas sementes, papa de ovo e produtos ricos em cálcio.
Falando de sementes, existem no mercado variadíssimas misturas. É importante que escolhámos uma que além de bem limpa seja rica em sementes de alto valor nutricional como por exemplo a alpista, sendo também importante para as aves exóticas o milho alvo, o painço e o milho alvo japonês entre outras.
A papa de ovo deve ser rica em proteínas tanto vegetal como animal. As papas mais comuns no mercado são normalmente pobres em proteína animal, sendo por isso aconselhável adicionar-lhe uma outra papa insectívora enriquecendo-a assim.
É também fundamental fornecer o cálcio ás aves. Este pode ser natural como por exemplo o grit ou o osso de choco, ou quimico sendo que existem vários em pó ou liquido no mercado. Este normalmente é apresentado associado a outros sais minerais também importantes para as aves.
Se as aves estiverem pouco expostas á luz solar é fundamental fornecer um complexo vitaminico que contenha a vitamina D3 necessária para que o organismo das aves assimile o cálcio, caso contrário este será expelido nas feses sem que tenha sortido qualquer efeito.
Podemos aproveitar esta necessidade de vitamina para aplicar-mos um complexo AD3EC que além da fixação do cálcio estimulará os orgão reprodutores aumentando assim a fertildade.
Muda da Pena:
Durante a muda da pena é importante fornecer ás aves um complexo vitaminico com vitamina A, D3, E, C, complexo B, K, PP e sais minerais. Existem no mercado imensos produtos que podem ser utilizados neste sentido.
Estes podem ser em pó ou liquido, no caso dos primeiros serão mais versáteis uma vez que tanto podem ser aplicados na água como na papa de ovo. Temos que ter em conta que quando aplicados na água apenas terão plena actividade durante 24 horas podendo em alguns casos tornarem-se tóxicos após esse período de tempo. 

Acessórios:
Embora não seja uma informação muito importante, uma vez que são os acessórios que utilizo e com os quais tenho obtido bons resultados, vou permitir-me apresentá-los nesta página mostrando mesmo as fotografias que tirei.
Mais vos posso dizer que não tenho qualquer interesse comercial numa futura utilização dos mesmos por outros criadores, podendo caso mo solicitem informar onde podem adquiri-los.

Comedouro
Ninho
Bebedouro
Se pretender ajuda não exite, pergunte que responderei dentro da minha experiência ou da de algum amigo que possa ajudar também.
Se tiver alguma sugestão que possa enriquecer o conteúdo informativo deste site, não exite, prometo que a adicionarei á restante informação aqui disposta.
Para tal use o endereço á disposição em CONTACTO
Paulo Aguiar
Criador de Aves Exóticas
Stam 325C
O Corte das Unhas:
O corte das unhas nos pássaros deve ser feito quando estas se encontram excessivamente grandes a ponto de se começarem a enrolar.
Como cortar as unhas?
Pegar na ave segurando-a firmemente, olhar as unhas contra a luz. Verá que existe uma pequena veia dentro da unha. Localizando esta veia cortar a uns 2 a 3 mm abaixo da veia. Tem que se ter o cuidado para não cortar este vaso sanguineo, pois poderá causar infecções ou até a morte da ave através de hemorragia. Caso acidentalmente isto ocorra coloque uma solução cicatrizante.
Na imagem abaixo poderá visualizar a técnica correcta de modo a não correr riscos.